SHARE:
 Press release

A Rio+20 deve resgatar o futuro, avisam “Elders” e os “Youngers” aos líderes de hoje

Share this:
jonathan
Thursday, 17 May, 2012
Download as PDF

“Vocês devem obter sucesso onde nós falhamos” - Desmond Tutu The Elders lançam um debate global jovens líderes para inspirar a mudança urgente necessária para criar um mundo mais igualitário e sustentável, antes da Rio+20.

  • “Vocês devem obter sucesso onde nós falhamos” – Desmond Tutu
  • “Não podemos protelar a ação para outro dia” – Gro Brundtland
  • “Precisamos evitar a situação apocalíptico que temos diante de nós, e a única maneira de fazer isso é através do desenvolvimento sustentável” – Sara Svensson, 27, da Suécia

Enquanto 3,5 bilhões de jovens vivem em um mundo cada vez mais definido por crescentes desigualdades e uma tensão crítica sobre o meio ambiente, The Elders lançam um debate global om jovens líderes para inspirar a mudança urgente necessária para criar um mundo mais igualitário e sustentável, antes do importante encontro da ONU, em junho.

Liderado por Gro Brundtland, Fernando Henrique Cardoso, Mary Robinson e Desmond Tutu, juntamente com quatro jovens ("Youngers”), o debate online ocorrerá nas semanas precedentes à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho de 2012.

Pessoas, lucro e ambiente: é possível equilibrar todos esses fatores? O desenvolvimento sustentável é um luxo com o qual não podemos arcar? As meninas são melhores no que diz respeito a salvar o planeta do que os meninos? Depois de todos os discursos, como fazer para cobrar ações dos governos? The Elders e os líderes de amanhã discutirão algumas maneiras de pensar nos problemas mais urgentes do mundo nos dias de hoje, além de explorar caminhos práticos de ação para combatê-los.

Video thumbnail

VIDEO: “What kind of world do we want
for our great-great-grandchildren?”

O debate online, desenvolvido juntamente com a TckTckTck, estará aberto a todos e visa engajar especificamente os jovens de todo o mundo nos problemas cruciais que serão discutidos no Rio.

Ele culminará no encontro de The Elders e os Youngers no Brasil, a fim de organizar o diálogo e convocar os líderes de hoje para a execução das ações mais que necessárias para nos ajudar a seguir um caminho mais sustentável, que proteja as pessoas e o planeta.

Os Youngers são quatro ativistas comprometidos em colocar em prática o desenvolvimento sustentável em seus países e globalmente. São eles: Esther Agbarakwe, 27, da Nigéria; Marvin Nala, 23, da China; Pedro Telles, 23, do Brasil; e Sara Svensson, 27, da Suécia.

Desmond Tutu

 

O Arcebispo Desmond Tutu, presidente de The Elders, afirma:

"Esses quatro jovens são verdadeiramente interessantes. Por que nossos líderes não se parecem mais com eles?

Esse diálogo trata das ações ousadas das quais precisaremos no Rio. Sem isso, não tem jeito. Os Youngers precisam obter sucesso onde nós falhamos.”

Gro Brundtland

 

Gro Brundtland, ex-Primeira Ministra da Noruega, membro do Painel Global de Sustentabilidade da Secretaria Geral da ONU, afirma:

“Este ano, deveríamos estar comemorando o vigésimo aniversário da Eco-92, entretanto 7 bilhões de pessoas vivem em nosso frágil planeta, muitas delas em perigosa situação de falta de alimentos, água e segurança econômica básica.

A pobreza, a degradação do ecossistema e a mudança climática definirão nossa era, a menos que todos nos comprometamos, com urgência, a modificar o caminho insustentável que seguimos, na Rio+20. Não podemos protelar a ação para outro dia.”

Mary Robinson

 

Mary Robinson, ex-Presidenta da Irlanda, ex-Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos, afirma:

“Os jovens de hoje têm uma perspectiva diferente. Eles percebem um senso maior de urgência sobre os problemas. Eles se importam mais e são mais conectados à aldeia global.

Nós Elders conhecemos muito bem as difíceis decisões que estarão nas mãos dos líderes mundiais no Rio. É vital que eles ouçam o que The Elders e os “The Youngers” têm a dizer.”

Fernando Henrique Cardoso

 

Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente do Brasil, afirma:

“Seja positiva ou negativamente, e diante de seu crescimento e dos seus desafios ambientais, o destino do Brasil estará fortemente vinculado a esse momento da História da humanidade, nos níveis ambiental, econômico e social. É muito apropriado nos reunirmos aqui em junho.

Terei grande prazer em receber os Youngers na ocasião. Espero que sua presença no Rio seja um momento do qual se orgulhem.”

Os Youngers têm uma oportunidade de desafiar as previsões de The Elders sobre os maiores problemas do nosso planeta e de falar para uma geração cujo destino, a longo prazo, demanda uma ação audaciosa e imediata. Estamos em um contexto de surgimento de desemprego entre jovens em muitas partes do mundo, além de uma crise generalizada de fé nas políticas que promovem unicamente a busca do desenvolvimento econômico.

Esther Agbarakwe

 

Esther Agbarakwe, 27, da Nigéria, que atualmente trabalha na Population Action International em Washington DC, como Atlas Corps International Advocacy Fellow, afirma:

“Sou apaixonada por questões ligadas ao desenvolvimento da África, especialmente a saúde e o empoderamento da mulher. Isso inclui a capacidade de a mulher escolher quantos filhos terá e quando, além de se adaptar às mudanças climáticas que enfrenta todos os dias.

“Sei que temos um longo caminho até cumprirmos esses desafios, mas acredito que, quando os jovens conhecerem a urgência da crise, eles agirão.”

Marvin Nala

 

Marvin Nala, 23, defensor do meio ambiente da China, que fundou a rede de voluntários Big Appetite e atualmente é estagiário da UNDP China e do Carnegie-Tsinghua Center for Global Policy, afirma:

“Acredito no poder de cada indivíduo, independentemente do sistema política ou econômico no qual ele viva. A sociedade chinesa está em transição e estou profundamente motivado para ver muitos jovens ao meu redor se tornarem ativistas. Eles são a força real para o bem, atuando online e offline, e devemos nos apoiar neles.”

Sara Svensson

 

Sara Svensson, 27, ambientalista ativista pela não-violência da Suécia, que atualmente estagia na sede do UNEP em Nairóbi, afirma:

“Precisamos evitar a situação apocalíptico que temos diante de nós, e a única maneira de fazer isso é através do desenvolvimento sustentável. É uma oportunidade de redefinir nossos valores comuns e concretizar um tipo de mundo desejado por muito tempo pela maioria das pessoas.”

Pedro Telles

 

Pedro Telles, 23, socioambientalista de São Paulo, Brasil, que atualmente trabalha no Instituto Vitae Civilis, afirma:

“Optei por dedicar minha vida ao desenvolvimento sustentável. Meu coração e minha mente me dizem que não faz muito sentido concentrar minha energia em outra coisa.

A Rio+20 ocorre em um momento muito importante de convergência da nossa história, expondo os muitos desafios que enfrentamos mundialmente, mas também criando grandes oportunidades para lutarmos por um mundo justo, pacífico e sustentável.”


Sobre Elders+Youngers

NOVO VIDEO: “What kind of world do we want for our great-great-grandchildren?”

‘Elders+Youngers’ é uma iniciativa apoiada pela TckTckTck, a campanha pública da Global Campaign for Climate Action (GCCA), uma aliança global de mais de 300 organizações sem fins lucrativos.

Durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, ocorrerá um painel da ‘Elders+Youngers’, dia 19 de junho de 2012, no Rio+Social um evento que irá explorar a nova função da mídia social e da tecnologia no desenvolvimento sustentável.

Em janeiro de 2012, The Elders pressionou os líderes mundiais a, durante a Rio+20, colocarem um fim na prática de “fazer negócios como sempre foi feito” e cumprirem seu compromisso de buscar um mundo mais igualitário e sustentável. Para obter mais informações, consulte esta declaração.

Contato com a mídia: media@theElders.org

I would like to find:

Search
Close
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
 

Keep up to date with The Elders latest News and Insight:

Sign up to receive monthly newsletters from The Elders. We will occasionally send you other special updates and news, but we'll never share your email address with third parties.
Close